«Avatar» envolvido em mais uma acusação de plágio




«Avatar» está envolvido em mais uma acusação de plágio, avança o site da revista «The Hollywood Reporter». A queixa, desta vez, parte da escritora Kelly Van, que alega a existência de muitas parecenças entre o filme e o seu livro «Sheila the Warrior: The Damned».

Segundo a autora, há semelhanças, por exemplo, na caracterização das personagens, no enredo, nas cenas e no conceito. Kelly Van não explica, no entanto, como os produtores de «Avatar» tiveram acesso ao seu livro com direitos de copyright desde 2003, mas ainda por publicar.

Juntamente com os produtores e James Cameron, a Fox é um dos acusados de plágio e já reagiu à queixa através de um porta-voz: «Esta acusação não tem qualquer fundamento. A história de Avatar já tinha sido escrita antes de Ms. Van alegadamente ter começado a escrever o seu livro».

«Sheila The Warrior: The Damned» segue a viagem de duas mulheres a um planeta ideal, repleto de paz e com um ecossistema saudável.

Esta não é a primeira vez que a aventura em 3D de James Cameron sofre acusações de plágio: no começo deste ano, foram detectadas algumas semelhanças entre «Avatar» e uma série de livros de ficção científica dos anos 60, intitulada «World of Noon».

O facto de ambas as histórias decorrerem durante o século XXII e o nome da raça de bípedes do filme, os Na`vi, ser parecido com o dos livros, os Nave, lançaram suspeitas sobre o blockbuster

Sem comentários:

Enviar um comentário