Avatar entrou na corrida aos Óscares mas conseguirá quebrar o embargo de Melhor Filme, para a categoria de ficção científica?
Em Junho, a Academy of Motion Picture Arts and Sciences alargou a corrida ao prémio para melhor fotografia a 10 nomeados para prevenir que os grandes êxitos de bilheteira fiquem fora desta categoria, o que aconteceu, no ano passado, com "The Dark Knight".
Mesmo assim, poderão haver alguns filmes que foram um verdadeiro sucesso mas que provavelmente não irão conseguir uma nomeação para Best Picture, o que irá concerteza irritar muitos fãs.
Um deles poderá ser "Up - Altamente!", da Pixar, lançado em Maio, e terceiro no ranking anual de bilheteira, nos Estados Unidos, que irá directamente para a categoria de animação.
Também "A Ressaca", a maior comédia de 2009 e, número 4 no ranking anual de vendas poderá ser uma surpresa e não conseguir chegar lá, assim como "Star Trek". A surpresa poderá vir de lugares mais abaixo, na escala de receitas, mais precisamente no n.º 22, com "Sacanas Sem Lei".
Mas, eis que, mesmo no final do ano, a Fox lança "Avatar", pronto a conquistar uma audiência enorme e ser um dos grandes sucessos de bilheteira do ano.
Muitos cépticos aguardaram, durante alguns anos, que James Cameron provasse que conseguia surpreender tudo e todos. Mas, quando o filme chegou às salas de cinema, provou que ia redefinir os lugares nas nomeações para os Óscares.
A crítica foi bastante favorável ao filme, com uma aprovação de quase 94%. Até o crítico do Los Angeles Times, Kenneth Turan, que tinha arrasado "Titanic", nas suas críticas, ficou rendido a "Avatar", dizendo que Cameron tinha trazido um novo encantamento à experiência de ver um filme e que, o par romântico deste filme, nos faz ficar mais preocupados pela sua sobrevivência do que com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.
Comercialmente, "Avatar" também foi um sucesso. No primeiro fim de semana arrecadou 77 milhões de dólares, muito mais do que os estúdios esperavam que atingisse.
O filme foi um sucesso na noite de apresentação, no Samuel Goldwyn Theater. A audiência sentiu o impacto, a resposta foi extraordinária e os aplausos aos actores, no final, durante a passagem da ficha técnica foram de deitar a sala abaixo.
Os pares de Cameron, em Hollywood, começam agora a reconhecer a qualidade técnica envolvida e a aplaudir o realizador. Steven Spielberg chegou mesmo a chamar a "Avatar" o mais «evocativo e espantoso filme de ficção científica desde Star Wars».
Mas o filme não irá mudar as escolhas da Academia apenas pela técnica. Também ao nível do tema, é o filme mais liberal, é eco-friendly e um protesto contra a América criada por George Bush, que explorava e pilhava os recursos dos países mais desfavorecidos.
Portanto, quão grande poderá ser o impacto de Avatar nos nomeados da Academia, em 2 de Fevereiro?
Por enquanto, fala-se na nomeação para nove estatuetas em categorias como Filme, Realizador, Efeitos Visuais, Edição, Direcção Artística, Banda Sonora, Sonografia, Canção, entre outros.
Ao contrário de "Titanic", que teve nomeações para as actrizes Kate Winslet e Gloria Stuart, "Avatar" terá alguma dificuldade em vencer nas categorias de actores, a não ser que a generosidade da Academia resolva premiar Sigourney Weaver para Melhor Actriz secundária.
Mesmo assim, Avatar não terá a possibilidade de arrecadar 14 nomeações, como "Titanic" e será um feito grande conseguir entrar na categoria de Melhor Filme, que costuma ser muito fechada a filmes de fantasia e ficção científica. Apenas "Star Wars", em 1977, "ET", em 1982 e a trilogia de "O Senhor dos Anéis" conseguiram furar este embargo.
Adam Shankman, ques está a produzir a cerimónia de entrega dos prémios, juntamente com Bill Mechanic, já se rendeu a Avatar e publicou no seu Twitter que Avatar não só é brilhante como tem a mais poderosa mensagem ambiental do ano.

Sem comentários:
Enviar um comentário