O mais velho realizador de cinema do Mundo ainda em actividade, o portuense Manoel de Oliveira, celebra esta sexta-feira 101 anos de vida.
Segundo noticia a Lusa, o cineasta vai celebrar o aniversário em família, mas o Museu de Serralves, no Porto, não quis deixar passar a data em claro: alunos de duas escolas do Porto vão assistir no auditório de Serralves à exibição do filme «Aniki-Bóbó», de 1942.
Em Vila do Conde estará patente até Março uma exposição que revela a relação de trabalho e amizade entre Manoel de Oliveira e o escritor José Régio.
A mostra vai estar no Centro de Memória de Vila do Conde, Casa Museu José Régio, e inclui, por exemplo, alguns dos filmes de Oliveira a partir de textos do escritor, como «Benilde ou a virgem mãe» (1974) e «O quinto império - ontem como hoje» (2004).
Manoel de Oliveira ultrapassa a barreira dos cem anos a pensar num novo filme, um projecto antigo intitulado «O estranho caso de Angélica», que será rodado no início de 2010.
O filme terá produção da Filmes do Tejo, apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual e do Museu do Douro e, apesar do elenco não ter sido ainda revelado, Manoel de Oliveira manifestou o desejo de contar com a actriz Fernanda Montenegro para o papel principal.

Sem comentários:
Enviar um comentário