Kevin Costner vai vender máquinas à BP para travar derrame de petróleo




A BP vai recorrer a Kevin Costner no combate ao derrame de petróleo que está a devastar ambientalmente o Golfo do México. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela petrolífera britânica revelando que vai comprar 32 máquinas para remoção do petróleo da água. O actor e realizador explicou em entrevista à CNN como a tecnologia desenvolvida por si e pelo irmão cientista pode ser eficaz para debelar um problema que permanece há mais de um mês.

«Esta é a chave, é a peça para que a engrenagem volte a funcionar. É a maneira de combater os derrames de petróleo no século XXI», pois «cria uma eficiência onde não existe», disse Costner a respeito de um aparelho que tem um mecanismo centrífugo para separar a água do petróleo reciclando o combustível ao mesmo tempo.

«Os skimmers estão a recolher 90 por cento de água e 10 por cento de petróleo para uma barcaça... O que esta máquina faz simplesmente, no caso em questão, é o serviço em pleno. As barcaças vão passar a chegar como 99 por cento de petróleo ao contrário do que acontece agora», explicou o actor e realizador.

Costner revelou que está a trabalhar como o irmão nesta máquina desde 1992 e na semana passada apresentou-a a uma comissão do Congresso dos Estados Unidos. «Pode parecer estranho que eu só esteja a entregar esta tecnologia nesta altura, mas, do lado do meu ponto de vista, é igualmente inconcebível que estas máquinas não estejam já no sítio», disse.

A BP, que reconhece precisar de toda a ajuda que houver com um assumido «Do you have ideas to help us?» («Tem ideias que possam ajudar-nos?»), virou-se então agora para uma solução proposta por uma estrela de cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário