McDonalds, doces, brinquedos, videojogos e agora tofu. A icónica imagem do Panda Po aparecerá estampada em milhões de embalagens de comida vegetariana.
A equipa de marketing responsável pela promoção à aguardada sequela de “Panda do Kung Fu” descobriu uma nova e saudável forma de apelar ao mercado infantil. A imagem do famoso Panda Po (a quem Marco Horácio vai dar voz neste segundo filme) estará estampada em 8 milhões de unidades de tofu produzidas pela House Foods America.
De acordo com o comunicado de imprensa da House Foods America e da DreamWorks Animation, a combinação do herói Po e do tofu é extremamente eficaz por múltiplas razões. Po, apesar de ser dotado de habilidosos dotes de artes marciais, adora comer – inevitavelmente observável pela sua estrutura –, já para não falar de que o filme é baseado nos costumes e cultura orientais, criando um elo inerente a este alimento vegetariano.
Yoko Difrancia, do departamento de marketing da House Foods America, acredita que as crianças, ao verem o Panda Po nas embalagens de tofu, sentir-se-ão aliciadas a provar o alimento apadrinhado por um super-guerreiro.
Porém, esta tentativa de criar hábitos alimentares saudáveis nas crianças levanta muitas questões quanto à viabilidade desta escolha. Se o tofu é já um alimento de difícil integração numa dieta ocidental acostumada a outros alimentos, quando falamos de crianças esta aposta torna-se ainda mais problemática. A questão é ainda mais complicada quando nos deparamos com outros recursos de marketing a que o Panda do Kung Fu se associou, como a cadeia de fast-food McDonalds.
Será que uma criança preferirá experimentar o saudável tofu ou contentar-se com o habitual "Happy Meal" e ainda ganhar um brinde coleccionável do Panda do Kung Fu?
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